Segue texto da coluna escrita por mim em nossa newsletter trimestral para a área de marketing e comunicação:
Desde a infância, somos estimulados a estabelecer relacionamentos e ensinados que “a amizade é como uma plantinha, que deve ser regada”. Se a amizade deve ser cultivada, o que dizer, então, do relacionamento com os clientes?
Em tempos de concorrência acirrada, de maior equalização no uso da tecnologia e na qualidade dos produtos, o que fazer para alcançar a lealdade do seu cliente?
Em recentes pesquisas, foi constatado que a satisfação não é mais suficiente para tal. O que faz, então, com que o cliente permaneça fiel a uma marca? Quais os drivers de lealdade para cada empresa? Quais estratégias devem ser adotadas para tornar-se indispensável para ele? O mundo realmente se tornou virtual e este é mesmo o melhor meio de comunicação com o cliente hoje? Como impactar um indivíduo que é bombardeado diariamente de informações? Como oferecer uma experiência que seja vista como um diferencial para ele? Quais indicadores utilizar para mensurar a sua satisfação e mesmo a lealdade?
A primeira pergunta, sobre lealdade, acaba se tornando várias, todas diretamente, ou indiretamente ligadas ao relacionamento, e destas poderiam sair, sem dúvida, muitas outras.
Cada empresa responde a estas perguntas de uma forma. Uma coisa em comum entre aquelas que investem neste relacionamento vital para a sua sobrevivência é o objetivo de conhecer o seu cliente, planejar e investir em estratégias que visem aproximá-lo e promover uma experiência com a sua marca.
Nós, da IBC, estamos começando a nos aventurar em novas empreitadas, como mídias sociais e newsletters, como esta que você está lendo, e gostaríamos muito de saber o que você, nosso cliente, está achando disso, e como você está se relacionando com o seu cliente!
Para dar suas opiniões a respeito, acesse: www.encontrodomarketing.blogspot.com
Carolina Lemos é gerente de projetos da divisão de conferências da IBC
Aguardo as suas opiniões aqui!
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sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Qual a importância de se relacionar?
Marcadores:
marketing de relacionamento,
relacionamento com o cliente
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