sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Qual a importância de se relacionar?

Segue texto da coluna escrita por mim em nossa newsletter trimestral para a área de marketing e comunicação:

Desde a infância, somos estimulados a estabelecer relacionamentos e ensinados que “a amizade é como uma plantinha, que deve ser regada”. Se a amizade deve ser cultivada, o que dizer, então, do relacionamento com os clientes?

Em tempos de concorrência acirrada, de maior equalização no uso da tecnologia e na qualidade dos produtos, o que fazer para alcançar a lealdade do seu cliente?

Em recentes pesquisas, foi constatado que a satisfação não é mais suficiente para tal. O que faz, então, com que o cliente permaneça fiel a uma marca? Quais os drivers de lealdade para cada empresa? Quais estratégias devem ser adotadas para tornar-se indispensável para ele? O mundo realmente se tornou virtual e este é mesmo o melhor meio de comunicação com o cliente hoje? Como impactar um indivíduo que é bombardeado diariamente de informações? Como oferecer uma experiência que seja vista como um diferencial para ele? Quais indicadores utilizar para mensurar a sua satisfação e mesmo a lealdade?

A primeira pergunta, sobre lealdade, acaba se tornando várias, todas diretamente, ou indiretamente ligadas ao relacionamento, e destas poderiam sair, sem dúvida, muitas outras.

Cada empresa responde a estas perguntas de uma forma. Uma coisa em comum entre aquelas que investem neste relacionamento vital para a sua sobrevivência é o objetivo de conhecer o seu cliente, planejar e investir em estratégias que visem aproximá-lo e promover uma experiência com a sua marca.

Nós, da IBC, estamos começando a nos aventurar em novas empreitadas, como mídias sociais e newsletters, como esta que você está lendo, e gostaríamos muito de saber o que você, nosso cliente, está achando disso, e como você está se relacionando com o seu cliente!


Para dar suas opiniões a respeito, acesse: www.encontrodomarketing.blogspot.com

Carolina Lemos é gerente de projetos da divisão de conferências da IBC


Aguardo as suas opiniões aqui!

Para se inscrever e receber gratuitamente a nossa newsletter, envie um e-mail para comunicacao@ibcbrasil.com.br, com o assunto newsletter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário